segunda-feira, janeiro 14, 2008

Aprender não custa. Quem disse?

Costela

São ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o esterno, ao qual se unem através das cartilagens costais.

Costelas: cabeça com duas faces articulares para o processo transverso, colo, tubérculo, ângulo costal, sulco da costela, face interna, face externa, margem superior, margem inferior, cartilagens costais.

Esta foi a aprendizagem pedagógica, resumidamente essencial, para melhor entendermos o nosso corpo. Passamos agora à aprendizagem da vida (aquela que nos é dada à força), sobre o que é uma costela:

É uma dor do caraças, são noites a dormir sem posição, é o sacrifício para nos levantarmos de qualquer sítio, é tentar não rir, não tossir (e é nestas alturas que apetece muito rir e tossir), é não conseguir que o tronco vire solitáriamente, tendo de virar todos os membros ao mesmo tempo, são injecções no rabo, são comprimidos que fazem mal ao estômago e falta de paciência, para continuar assim, e não saber quando irá voltar tudo ao normal, pelo menos, mais 15 dias..
É esta a descrição mais real de uma costela.

Sem comentários: