quinta-feira, maio 03, 2007

Crónica sobre o séc. XXI

Discriminação.

É verdade que não passou assim tanto tempo, desde que a escavatura foi abolida, desde que as mulheres conseguiram implementar um lugar justo na sociedade, ou que os emigrantes deixaram de ser vistos de lado enquanto se misturam no meio do povo das terras para onde emigraram.
Foi também um longo caminho percorrido, por aqueles que lutam numa sociedade conservadora, pelos seus direitos de escolha e opções livres, homossexualidade.

Mesmo assim, o preconceito é ainda um pouco exagerado, apesar de tanta informação, alfabetização e demonstrações de mérito e orgulho. Tudo tende para uma evolução lenta, mas que a bom caminho irá chegar, daqui a mais alguns anos.
Hoje em dia, é sabido que ainda olhamos um negro atentamento na rua à noite, o medo de assaltos e esturpro gera em nós esse preconceito. Ainda distinguimos trabalhos para homens e para mulheres, baseando-nos em capacidade físicas e psíquicas diferentes em ambos os sexos. A visão de um casal homossexual que demonstro actos de carinho em público, ainda choca, apesar da perfeita noção de liberdade.

Apesar de tudo, parece-me haver uma nova geração que irá renovar toda esta mentalidade ainda retrógada, pertencente ao passado e a este presente.
Desde que o respeito seja implementado de vez, o preconceito dará lugar à boa convivência.

1 comentário:

Anónimo disse...

Viva a Liberdade! Eu sei q jás estavas c saudadinhas dos meus comentários!