segunda-feira, fevereiro 12, 2007

O sismo

Que ridículo. Às vezes sinto-me mesmo envergonhada, com os meios jornalísticos que temos em Portugal.
Ocorreu um sismo hoje de manhã. Eu senti e claro que esperava ver a confirmação e grau do sismo no telejornal. É normal, temos direito a ser informados e tranquilizados nestes casos. Mas era completamente desnecessário, a quantidade de testemunhas entrevistadas. Quer dizer, um sismo é um sismo, sente-se ou não e neste caso foi apenas sentido, sem ser alarmante ou ter causado danos. Então digam-me, o que têm 10 testemunhas de interessante para dizer sobre o que aconteceu?

Deixo aqui alguns exemplos do que ouvi:

Um homem com aspecto de toxicodependente: "Estavamos a trabalhar no 6º andar, sentimos tudo a tremer, mesas a mexer e saimos cá p´ra fora, por causa do medo." (estavam a trabalhar estavam.. entraram em pânico mas culpa não foi do sismo, foi do cavalo)

Uma mulher algarvia num tom esgazeado: "Estava a limpar o chão da loja e senti tudo a tremer. Depois olhei para os cabides de roupa e vi tudo tic tic tic tic. O meu marido ligou-me e perguntou se estava a sentir. Eu disse que estava toda a tremer." (uáu, que interessante.. que depoimento importantíssimo)


Uma professora da Universidade da Beira Interior. Ninguém sentiu nada na Covilhã, mas ela: "Aqui, como estamos numa parte alta sentimos sismos com frequência. Vi o, o, o, hmm..o..[pausa de alguns segundos porque não se lembra do nome] os vidros a tremer e o m, mm, mmm..[nova pausa de alguns segundos] monitor do computador abanar. Senti uma onda, senti mesmo a onda e não foi como senti no ano passado em Lisboa, aqui senti mesmo." (sem comentários)

Se em Portugal alguém nascer com um olho azul e outro castanho, será noticia para uma semana inteira. Que sensacionalismo, sensacional!

Sem comentários: