sexta-feira, abril 13, 2007

O que devemos ocultar/dizer numa entrevista de trabalho

1º -Se nos perguntarem se temos cães, porque a nossa roupa escura denota alguns pelitos caninos, dizer: "não, não tenho, odeio, os pelos são do cão da vizinha que saltou quando eu ia a comer um queque". Isto porque, se a função que nos espera exige o uso de farda, escura, gera-se um problema peludo, quanto à limpeza e perfeição da mesma.

2º - Se numa dinâmica de grupo, nos pedirem para escolhermos uma profissão importante, porque em causa estão apenas dois bilhetes para uma viagem, escolhendo entre dez candidatos, dizer SEMPRE que somos um médico cirurgião que transporta um coração a ser transplantado para uma pessoa que está a morrer.

3º - Se fumarmos e nos forem permitidos 5 minutos de pausa, deixar sempre que alguém pergunte primeiro, se podemos ir fumar. Eu e a minha "boca grande" soltámos a pergunta primeiro, mas logo me seguiram 6 "macacos". (mas evitar ser o que induz)

4º - Numa dinâmica de grupo ficar sempre numa das pontas da sala (se a mesa estiver em U), de maneira a sermos sempre os primeiros a começar, o que demonstra iniciativa, ou os últimos, para termos mais tempo de preparação das respostas.

5º - As "graçolas" ou piadas oportunas são adequadas, mas claro está, sempre que forem oportunas e dentro do contexto. De preferência piadas relativamente ao ponto n. 2, a minha escolha profissional foi ser a Primeira Ministra, podendo sobressair em relação ao médico dizendo: "O bilhete será meu, porque sou a Primeira Ministra e não faz sentido o cirurgião ir, porque eu encerrei as Urgências."

6º - Finalmente, ouvir com atenção o nome dos colegas de entrevista, para se evitarem perguntas embaraçosas como: "Eu queria refutar a questão da pessoa que está à minha frente, mas não me lembro agora o nome."
Evitar igualmente palavreado como: "cenas, tipo, coisas, yah e há gente com muita lata".

Sem comentários: