terça-feira, março 27, 2007

Faculdade de Letras de Lisboa

Esta casa que foi durante alguns anos a minha, está a passar por tempos difíceis. Na verdade, sempre passou e podia enumerá-los a todos, mas não o vou fazer, devo-lhe respeito.

Estamos em época de eleições e do que não fiz e mais me arrependo, foi não ter concorrido à Associação de Estudantes, com uma lista decente, com pessoas decentes e cabeças que pensam. Mas os tempos eram outros e a cabeça pensava de outra maneira. Se eu soubesse o que sei hoje..

Este ano, é marcado pela saída do armário de grupos FASCISTAS Vs SKINHEADS que se pavoneam pela faculdade, de canetas na mão, pintando paredes e ameaçando quem à sua côr não pertence.
Quando soube isto, pensei que não podia ser, que seres como estes não poderiam passear-se livremente, num meio onde visivelmente não se adaptam. Formaram uma lista, depois de terem tatuado as paredes da faculdade com o balbuciado que sabem de cór, e estão neste momento a concorrer à Associação de Estudantes da Faculdade.
O ambiente anda turvo, e as ameaças a pessoas de raça negra já se fazem sentir.

Eu considero isto absolutamente medonho, sem sentido e o que choca mais, é que ninguém faz nada. Pelos vistos, o presidente do Conselho Directivo (que é sem dúvida uma óptima pessoa), não está muito virado para resoluções. Virado estará, se a lista "de preto e cabeça rapada" ganhar. Ao que tudo indica, a escolha é ou sim ou sopas - como concorrência só têm mais uma lista - conhecendo apenas uma pessoa que a integra, basta para rir e chorar por mais.

É a tal situação em que se diz: "Venha o Diabo e escolha!" - o problema, é que já sabemos muitíssimo bem quem o Diabo vai escolher.

2 comentários:

Anónimo disse...

partilho da tua preocupação. mas devo dizer que eu ainda não assiti a qualquer problema e como tal não tenho nenhuma opinião decentemente fundamentada... de qualquer modo acho que toda a confusão que se tem gerado de certeza que não será a lista refrida aquela que vai ganhar... pelo menos assim o espero... :) sobretudo devo dizer que estou farta destas discussões políticas em praça pública na medida em que acho que as associações de estudantes das várias faculdades deveriam ser apolíticas e não plataformas de lançamento de pessoas que tenciaonam fazer carreira política, mas infelizmente (tal como muitas das posições que defendo) acho que esta situação é utópica :(

Mary Rachel disse...

Tens toda a razão. Eu concordo plenamente em não evidenciar opções políticas em Associações que pertecem a todo o tipo de estudantes. Mas infelizmente, o que se vê na maior parte delas, são pessoas com sede de se mostrarem e "venderem" ideias que em nada contribuem para o bem estar dos estudantes. Enfim.. deviamos ter-nos candidatado Inês!