quinta-feira, março 01, 2007

Vamos à escola IV

Parte primeira:
"Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico" - é a maior palavra portuguesa. Agora já sei o que escrever quando jogar ao enforcado! AH AH AH (uma gargalhada alta e medonha).

Com 46 letras, esta palavra denota o estado de quem é vítima de enfermidade, causada pela aspiração de cinzas vulcânicas.
(belo desenho, eu devia ter ido para artes)


Parte Segunda:
De onde vem a expressão - "Deves pensar que isto é a casa da mãe Joana, não?" - frase muito utilizada quando alguém passa os limites da boa educação em sítios ou quando mexem nas nossas coisas, etc.

Aqui fica um dos significados que como já se adivinhava, fala em "mulheres da vida":

Vem da Itália. Joana, rainha de Nápoles e condessa de Provença (1326-1382), liberou os bordéis em Avignon, onde estava refugiada, e mandou escrever nos estatutos: "Que tenha uma porta por onde todos entrarão". O lugar ficou conhecido como Paço de Mãe Joana, em Portugal. Ao vir para o Brasil, a expressão passou a ser "Casa da Mãe Joana".


Ora daí o quadro de Picasso "As meninas de Avignon" que mais pareciam macacas, mas ficamos a saber agora, que pareciam Joanas.

4 comentários:

Unknown disse...

Sempre usaram essa expressão comigo para que eu dissesse depois "Por acaso até é!"... tantativa grátis de ter piada, enfim... acho que depois desta explicação me calo... =P (Obrigada por me teres elucidado. Sempre me perguntei de onde viria esta da "Casa da mãe Joana")

Mary Rachel disse...

Eu lembro-me de uma professora minha ter utilizado a expressão na aula.. agora percebo que a deviamos ter processado por difamação.

Unknown disse...

Ingénuos na época... os nossos filhos não deixarão pessar uma dessas! ;)

Anónimo disse...

podias-me ter contado isto!tb ja me tinha questinado sobre o q a expressão quereria dizer. obrigado por me teres esclarecido...é giro, vou passar a usar a expressão mais vezes!:)